GOV. JORGE TEIXEIRA- A situação real das escolas do Município de Governador Jorge Teixeira

 GOV. JORGE TEIXEIRA- A situação real das escolas do Município de Governador Jorge Teixeira

 

O ano de 2021 começou com a reorganização das Unidades Escolares Municipais, foram as Escolas: Antônio Augusto de Lima, sem condições de infraestrutura para o funcionamento e a quantidade total de alunos foi abaixo de 30 alunos do Pré Escolar ao 5º Ano segundo o Plano Municipal de Educação, as salas de aulas deverão ser lotadas a partir do 1º ano com 25 alunos, e tínhamos salas de aula com 3 alunos do Pré I e 4 do Pré II, 5 do primeiro ano estudando em uma mesma turma de multisseriado, com um IDEB em 2019 coletado da Escola do Armindo Ferreira Fraga de 5.2 as demais sem quantitativo para coleta ou não quiseram informar. Sem autorização para funcionamento desde 2016 e impossibilitada de funcionar sem fazer adequações físicas, elétricas, contra raios e incêndios além do Gás de Cozinha não tinha local adequado. O último pedido de Autorização foi feito em 2019, ao qual o Corpo de Bombeiro emitiu um laudo por escola e as recomendação são as mesmas existem particularidades quanto as estruturas físicas condenadas.

Os alunos desta escola foram remanejados para a Escola Fernão dias Paes, mas as atividades ainda continuam sendo entregues nesta escola.

A Escola Euclides Severo da Silva teve redução nas matrículas com baixo quantitativo de alunos, e irregularidades observadas pelo Conselho Municipal de Educação no ano de 2019 a qual, encaminharam via documentos um pedido de fechamento desta unidade de ensino no ano de 2020, não apresenta dados do IDEB, por não terem alunos suficientes para a aplicação da prova. Os alunos que estudavam nesta unidade de Ensino foram remanejados para as Escolas Armindo Ferreira Fraga Governador Jorge Teixeira e José Serafim Barbosa em Colina Verde.

A Escola José Serafim Barbosa na zona rural do município ao qual tinha uma extensão na Escola Claudio Manoel da Costa passará a funcionar em uma unidade própria construída em Colina Verde, e os alunos da zona rural continuaram a estudar na Escola que permanecerá com o mesmo nome, porém alterou o endereço para Colina Verde.

A Escola Sued Alves ganhará novas instalações para atender os alunos do Pré ao 3º ano da Educação Infantil, e neste momento os alunos estão remanejados para Escola Fernão Dias Paes, porém, a entrega de atividades é feita na unidade.

A Secretaria Municipal de Educação tem acompanhado diretamente as situações das escolas e registrado por meio de fotos e documentos, as condições físicas das unidades de ensino a qual foram remanejados os alunos ou passaram a ser atendidos nas unidades escolares mais próximas. Estamos trabalhando em conformidade com a legislação vigente sem deixarmos de atender os nossos alunos e ofertando um ensino com qualidade, conforme as mudanças quanto a oferta de ensino semanalmente antes era quinzenalmente a entrega de atividades impressas, e diariamente as atividades virtuais postada em ambientes virtuais de estudo, o que não acontecia para os alunos da zona rural, lotamos os professores moradores mais próximos nas unidades de Ensino e as Escolas passaram a ter supervisão, secretaria, Salas de Recursos sendo implantadas. Queremos que todas as Unidades de ensino tenham a equipe pedagógica para um suporte e acompanhamento das atividades nesse momento de Pandemia, e estamos nos preparando para o Pós Pandemia e com melhores condições de trabalho para os professores e alunos.

Nos colocamos a disposição da comunidade para conhecerem as nossas propostas de Trabalho e Mudanças na educação deste município, e o acesso aos dados reais e não fictícios, possuímos acervos fotográficos da situação atual das escolas. Temos uma equipe empenhada em atender e trabalhar para melhorias para a nossa população.